7 Razões Para Ter Cuidado Com a Dor no Joelho

A dor no joelho pode ser altamente incapacitante dependendo da patologia responsável pelo seu aparecimento. Pode ter início súbito ou gradual e ser muito dolorosa e limitativa, pelo que quando assim é deve rapidamente consultar um Médico especialista em lesões do joelho.

No artigo de hoje vamos mostrar 7 razões pelas quais não deve ignorar uma dor no joelho.

1 – INFLAMAÇÃO INESPECÍFICA/SOBRECARGA ARTICULAR

A dor no joelho persistente pode ser um sintoma de inflamação/sobrecarga articula –  a chamada artrite do joelho, esta inflamação deve ser diagnosticada e tratada para prevenir a evolução para patologias mais graves que reduzem significativamente a qualidade de vida.

2 – INFEÇÃO

A dor no joelho pode ser um sintoma de infecção Articular, as infeções no joelho podem ser altamente destrutivas para a articulação e consequentemente causar uma perda de qualidade de vida significativa, sabendo-se que quanto mais rápido e precoce for o diagnóstico melhor é o prognóstico.

3 – ARTROSE

A dor no joelho pode ser um sintoma de artrose, sendo esta caracterizada pela destruição gradual da cartilagem articular, causando uma perda de qualidade de vida significativa podendo por vezes o seu tratamento passar por cirurgias altamente invasivas.

Quanto mais precoce for o diagnóstico maior é a probabilidade do tratamento ser não cirúrgico e minimamente invasivo.

4 – MENISCOS

A dor no joelho pode ser um sintoma de lesão meniscal, perdendo-se a função de lubrificação e amortecimento da carga efetuada pelo nosso corpo na articulação do joelho. Quando o menisco é lesionado deixa de desempenhar a sua função precipitando a deterioração da cartilagem e promovendo o início da artrose.

Quanto mais precoce for do diagnóstico e o tratamento maior é a probabilidade de lesões graves acontecerem a longo prazo na articulação.

5 – LIGAMENTOS

A dor no joelho pode ser sintoma de lesões ligamentares,que provocam instabilidade articular, tornando o joelho incompetente na função de proteção, pelo que a probabilidade de ocorrerem lesões intra-articulares graves aumenta significativamente.

Quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento menor é a probabilidade de ocorrência de deterioração articular.

6 – TENDÕES

A dor no joelho pode ser sintoma de patologia tendinosa que geralmente começam de forma gradual e vão limitando cada vez mais a mecânica articular e limitando gradualmente o dia-a-dia da pessoa.

7 – TUMORES

A dor no joelho pode ser sintoma de tumor articular ou das zonas periféricas da articulação. Um tumor ósseo pode ter consequências graves na locomoção e na qualidade de vida, pelo que quanto mais precoce for o diagnóstico mais eficaz é o tratamento.

Por estes motivos deve consultar um especialista quando sente dor no joelho.

Marque já consulta com o Dr. Nuno Loureiro e obtenha o seu diagnóstico e tratamento adequado.

Partilhar

Outros Artigos