A cervicalgia/lombalgia são dores muito frequentes e que afetam as pessoas nalgum momento da sua vida, podendo tornar-se na grande maioria das vezes crónicas e com limitação importante na qualidade de vida.
Apesar de a grande maioria dessas queixas ser de caráter inespecífico importa essencialmente aliviar a dor e com isto obtenção de melhoria da funcionalidade da pessoa. Na nossa prática clínica e baseada em anos de experiência e na mais evidência científica atual, procuramos combinar estratégias farmacológicas com terapia manual e planos de exercício físico individualizado e adaptados à condição da pessoa. O fato de usarmos maioritariamente tratamentos biológicos como terapia farmacológica permite uma maior segurança na aplicação, com menos interações e complicações melhorando em muito a eficácia do tratamento.
A consulta e tratamento de todos os utentes é baseada na experiência acumulada na avaliação e tratamento de atletas recreativos/amadores e Profissionais das mais variadas modalidades.
Através de uma história clínica cuidada e de um exame objetivo que contempla a utilização de ecografia para melhor definir o detalhe da queixa é efetuado um plano de tratamento para condições agudas/crónicas. Temos especial expertise no diagnóstico e tratamento de lesões musculares e tendinosas o que permite evitar diagnósticos incorretos, baixar a probabilidade de recaídas e com isso as complicações e o tempo de paragem desportiva.
A doença do envelhecimento e desgaste das articulações, principalmente das grandes articulações – ombros, ancas, joelhos e tornozelos produz bastantes limitações no dia-a-dia e dores que diminuem em muito a qualidade de vida de quem sofre desta patologia.
Depois da avaliação cuidada das queixas e do estado funcional das articulações acometidas, é realizado exame auxiliar de diagnóstico com o objetivo de verificar o grau de degradação da cartilagem. O tratamento combina desde estilos de vida saudáveis – higiene de sono, redução do peso corporal, atividade física diária – com tratamento ortobiológico (Ácido Hialurónico e/ou Plasma Rico em Plaquetas de elevada concentração) em combinação com tratamento de Fisioterapia e numa fase posterior exercício físico adaptado à condição articular, cardiorespiratória e metabólica do indivíduo. A intervenção cirúrgica com a colocação de uma prótese pode assim ser adiada ou evitada através da aplicação destas estratégias.
No caso de falha de tratamento conservador – numa minoria de casos – podem indicar Médicos de referência nacionais e internacionais que colaboram connosco através do nosso networking.